O que deve saber sobre tratamentos alternativos
Postado por práticas alternativas em quinta, maio 2, 2013 Em: Divulgação
Um número crescente de pessoas têm se interessado na medicina alternativa para o tratamento de doenças. A medicina alternativa como prática, criou uma quantidade significativa de controvérsia dentro e fora do campo da medicina tradicional. A medicina alternativa refere-se a um tratamento ou substância que não está provada sob a aplicação ou padrões científicos aceites. Os tipos mais comuns de medicina alternativa incluem ervas, suplementos, terapias e atividades que estão fora da prática médica tradicional. Algumas questões acerca de sua segurança e eficácia podem ser levantadas.
Acupuntura, massagem, meditação, chá de ervas e extratos vegetais são populares entre os devotos de medicina alternativa, mas muitos médicos tradicionais acreditam que esses tratamentos são ineficazes ou até mesmo perigosos. A medicina alternativa tem se tornado cada vez mais popular à medida que mais pessoas enfrentam as dores e doenças que acompanham o envelhecimento. Em alguns casos, os indivíduos não obtiveram a cura com abordagens médicas tradicionais e recorrem a outras opções para tratar a sua doença. Em outros casos, as pessoas sentem muito fortemente que os métodos naturais de tratamento são melhores do que a medicina tradicional.
Existem riscos associados com a medicina alternativa. Alguns dos riscos surgem através do uso de substâncias não testadas, ineficazes e mesmo nocivos. Os fabricantes dessas substâncias, às vezes exageram as reivindicações de sua eficácia. Eles podem deturpar a ciência relacionada com o material para convencer os consumidores a comprar o produto, mesmo que o seu uso possa comprometer a saúde de uma pessoa.
Alguns remédios à base de plantas são anunciados como sendo capaz de melhorar a memória, aumentar o metabolismo, ou curar o cancro e doenças cardíacas. Na realidade, as soluções podem causar danos se tomado em doses elevadas. Outro risco é que alguém com uma doença grave como o cancro não vai receber os tratamentos tradicionais e comprovados, preferindo usar métodos alternativos que podem não ser eficazes. Nestes casos, as pessoas estão arriscando suas vidas. Às vezes, os pacientes podem estar usando tratamentos alternativos, mas não dizer a seus médicos sobre eles, isso pode levar a interacções medicamentosas perigosas. Se um médico tradicional desconhece a substância que um paciente está tomando, os medicamentos que produzem interações prejudiciais podem ser inconscientemente prescritos.
É possível reconhecer um tratamento alternativo potencialmente arriscado. Se um tratamento parece bom demais para ser verdade, provavelmente é. Embora este seja um clichê, muitas vezes é muito verdadeiro em situações das medicinas alternativas. Tenha cuidado com produtos rotulados 'milagrosa' ou 'antigo remédio'. Se você está pensando em tratamentos como acupuntura e reflexologia, verifique as qualificações do médico antes de ser tratado. Pergunte sobre a formação recebida, e pesquisar o tratamento para determinar se ele foi cientificamente testado e aprovado para ser eficaz.
É uma boa ideia de pedir ao seu médico um parecer sobre um tratamento alternativo que você está pensando fazer. Profissionais médicos treinados têm a experiência e educação para ajudar você a tomar decisões seguras sobre a sua saúde.
Em: Divulgação
Tags: tratamentos alternativos