A medicina alternativa geralmente não é ensinada ou usada em escolas ocidentais médicas ou em hospitais. A medicina alternativa inclui um grande número de práticas e sistemas de cuidados de saúde que, por uma variedade de razões culturais, sociais, económicas e científicas, não foram adoptadas pela medicina ocidental convencional.
Medicina convencional
Medicina ocidental convencional é organizada em torno da Teoria de Doenças, que acredita que uma pessoa fica doente porque ele ou ela contrai uma doença. Neste modelo, cada doença é vista como uma entidade independente. Os tratamentos convencionais são tratamentos de doenças e não de pessoas. A maioria das drogas empregadas na medicina convencional são projectados para agem como casacos químicos, impedindo as células do corpo de realizar a função para a qual se tornou hiperativa.
Medicina alternativa
Sistemas alternativos de cura podem fornecer uma perspectiva que pode ajudar a reverter a filosofia da prática médica convencional. Todos os sistemas alternativos de cura, antiga ou moderna, compartilham uma característica comum que os separa da medicina ocidental convencional. Elas tratam a doença como um evento dinâmico da vida de um indivíduo, abordam o problema como equilíbrio, relacionamento,e resultado da desarmonia entre a pessoa doente e do seu ambiente. Esta abordagem para compreensão da doença é chamado de biográfico.