Na cultura chinesa, o Yin e Yang representam os dois princípios opostos da natureza. Yin caracteriza a natureza feminina ou o negativo das coisas e o yang representa o lado masculino ou positivo. Yin e Yang funcionam em pares, como a lua e o sol, feminino e masculino, escuro e claro, quente e frio, passiva e activa, etc. Mas o yin e yang não são estáticos ou apenas duas coisas separadas. A natureza do yinyang reside no intercâmbio e na interacção dos dois componentes. A alternância do dia e da noite é um exemplo.
O conceito de yinyang tem uma longa história. Há muitos registos escritos sobre yinyang, que podem ser datados da Dinastia Yin (cerca de 1400-1100 aC) e da Dinastia ocidental Zhou (1100 - 771 aC). Yinyang é a base do I Ching (Livro das Mutações), a parte jing do que foi escrita durante o Zhou.
Os princípios de yinyang são uma parte importante de Huangdi Neijing (Clássico do Imperador Amarelo de Medicina), o mais antigo livro médico chinês, escrito à cerca de 2.000 anos atrás. Eles ainda são importantes na medicina chinesa tradicional.
Aqui está um resumo das características do yinyang. Yin e yang são opostos na natureza, mas são parte da natureza, eles dependem um do outro, e eles não podem existir um sem o outro. O equilíbrio do yin e do yang é importante. Se o yin é mais forte, yang será mais fraco, e vice-versa. Yin e yang podem-se trocar em certas condições. Acredita-se que existe um yinyang tudo.