Aromaterapia usa óleos essenciais (extratos concentrados das raízes, folhas, sementes ou flores das plantas) para promover a cura. Os óleos podem ser inalados, massageados na pele ou (em casos raros) tomados por via oral, e cada um tem um propósito específico: alguns são usados para tratar inflamações ou infecções; Outros são usados para promover o relaxamento. Estudos sugerem que a aromaterapia pode reduzir a dor, depressão e ansiedade, mas é necessária mais pesquisa para determinar completamente seus usos e benefícios.
Para que é utilizada a aromaterapia?
A aromaterapia pode promover o relaxamento e ajudar a aliviar o estresse. Também foi usada para ajudar a tratar uma ampla gama de condições físicas e mentais, incluindo queimaduras, infecções, depressão, insônia e pressão arterial elevada. Mas, até agora, há evidências científicas limitadas para sustentar alegações de que a aromaterapia efetivamente previne ou cura a doença.
A aromaterapia é segura?
Os praticantes de aromaterapia não são especialmente licenciados na área. Uma ampla gama de profissionais de saúde licenciados (como terapeutas de massagem, enfermeiros e conselheiros) podem ter experiência e treinamento em aromaterapia. É importante conversar com seu médico para ver se a aromaterapia pode ser útil e segura para sua condição de saúde específica.
Não engula os óleos utilizados na aromaterapia. Muitos dos óleos são potentes e podem ser perigosos se tomados internamente (engolidos).
Crianças menores de 5 anos não devem usar aromaterapia, porque podem ser muito sensíveis ao óleo. Nem alguém deve usar óleos perto dos olhos ou da boca, pois pode ocorrer irritação da pele e das membranas.
Pessoas com certas doenças ou condições crônicas não devem usar aromaterapia sem antes consultar um médico. Essas doenças e condições incluem:
Condições pulmonares como asma, alergias respiratórias ou doença pulmonar crônica. Os óleos podem causar espasmos nas vias aéreas.
Alergias cutâneas. Alguns óleos podem causar irritação da pele, especialmente nas membranas dos olhos, nariz e boca.
Gravidez. As mulheres grávidas não devem usar aromaterapia. Alguns óleos (como zimbro, alecrim e sálvia) podem causar contracções uterinas.
Informe sempre seu médico
Se estiver usando uma terapia alternativa ou se estiver pensando em combinar uma terapia alternativa com seu tratamento médico convencional. Pode não ser seguro renunciar ao seu tratamento médico convencional e confiar apenas em uma terapia alternativa.
Práticas Alternativas © 2018