A palavra Qigong (Chi Kung) é composta de duas palavras em chinês. Qi é pronunciado chee e é geralmente traduzida para significar a força vital ou energia vital que flui através de todas as coisas do universo. A segunda palavra, Gong, pronunciado gung, significa realização, ou habilidade que é cultivada através da prática constante. Juntas, Qigong (Chi Kung) significa cultivar energia, é um sistema praticado para manutenção da saúde, cura e aumento da vitalidade.
Qigong e os taoístas
A eficácia do qigong foi provado na China pelo seu impacto benéfico sobre a saúde de milhões de pessoas ao longo de milhares de anos. Desenvolver a força vital, ou chi, é o foco do Taoísmo, religião original da China / filosofia. Os taoístas são as mesmas pessoas que trouxeram a acupuntura, fitoterapia chinesa, a fixação dos ossos, e o conceito do yin / yang para o mundo. Infelizmente, a maioria das especificidades dessas contribuições valiosas têm até recentemente sido bloqueadas da consciência ocidental por imensas barreiras culturais e de idioma.
Clareza mental
Muitos problemas físicos são pelo menos parcialmente devido ou agravada pelo estresse mental ou emocional, por isso a importância da tranquilidade interior desenvolvido através de Chi Gung não pode ser super-estimada. A prática de qigong ajuda a gerenciar o estresse, raiva, depressão, pensamentos mórbidos e confusão geral que presa em sua mente quando o seu chi não é regulado e equilibrado. Fortalecimento e equilibrar a energia de sua mente aumenta a sua capacidade de detectar nuances e de perceber o mundo e seus padrões em crescentes níveis de complexidade. Pessoas que não praticam alguma forma de desenvolvimento de energia muitos nunca vão adquirir essas habilidades.
Opinião popular diz que depois de ter atingido um estado de vazio, você fica lá, mas esta ideia é falsa. Você simplesmente se vai tornar cada vez mais familiarizados com o estado e aprender a gastar mais e mais tempo lá. Enquanto você viver em um corpo físico, necessidades físicas continuam a exercer demandas, e habitação completamente vazio não é possível. Taoísmo desenvolveu técnicas avançadas para trabalhar com a energia de Wu.
Limpando a energia
Muitas pessoas envolvidas com disciplinas espirituais centram a sua atenção na iluminação, e no processo de ferir seus corpos e agitar suas mentes. Eles tentam treinar as disciplinas espirituais mais elevadas sem antes solucionar os blocos de energia em seus corpos físicos e emocionais. Este modo de proceder pode causar o equivalente a um curto-circuito em seus sistemas, como práticas espirituais podem gerar mais energia do que seus corpos e mentes podem lidar.
Muitos monges de diferentes seitas budistas na China tiveram que procurar mestres taoístas para reparar os danos aos seus sistemas causados por técnicas de meditação muito fortes. É por isso que qigong é apenas uma prática de preparação para a meditação taoísta. Qigong pode ajudar a acalmar a mente agitada e suas emoções negativas, fortalecer os nervos, blocos de energia claras e torná-lo saudável.
No entanto, o qigong sozinho é normalmente insuficiente para resolver e limpar graves e traumáticas bloqueios emocionais e espirituais dentro das camadas mais profundas da sua consciência. Esta habilidade abrangente principalmente o domínio da meditação taoísta.
Desenvolvimento pessoal
Qigong representa um sistema total de trabalho de energia e sistema de desenvolvimento pessoal. Os exercícios apresentados são todos os que são necessários para manter alto nível de saúde e aumentar a consciência global.
Este conjunto de exercícios também podem servir como exercícios de aquecimento para artistas marciais e curandeiros energéticos.
Qigong pode ser praticado por todos
Qigong foi desenvolvido principalmente como um exercício para manter as pessoas saudáveis e reduzir a tensão. Qigong é praticado por pessoas de todas as convicções espirituais e religiosas. Embora a base de qigong seja o Taoísmo, uma das religiões orientais primários, não há necessidade de aprender ou acreditar na sua filosofia para a prática de qigong.
Não é um culto
Por cinco mil anos, os taoístas praticaram técnicas para o desenvolvimento de chi. Taoístas mais modernos estão relutantes em declarar publicamente que eles fazem qigong e outro trabalho energético, preferindo praticar silenciosamente do que em privado.
A mente dirige o chi
A ciência do Qigong é baseada no axioma de que a mente tem a capacidade de dirigir o chi. Você pode praticar qigong e começar a sentir os nervos, e esta capacidade aumenta com o tempo. Você pode literalmente aprender a ir dentro do seu corpo com a mente, sentir o que está lá, e direcionar o seu chi, onde ele precisa ir. Este não é um processo misterioso, mas natural, que pode ser adquirido com o tempo e esforço.
É possível obter 50 a 60 por cento dos benefícios de saúde apenas por fazer estes exercícios, que são, mais faceis de aprender comparado com o tai chi. Além disso, existem técnicas de nível superior em tai chi, que são acessíveis apenas depois de dominar todo o material interno destes exercícios de qigong.
Relação com o Tai Chi
No Ocidente, a maioria dos sistemas de tai chi ou de outras artes marciais internas são ensinadas a partir do ponto de vista do movimento, com princípios como o relaxamento, suavidade e alinhamento do corpo jogado dentro. No entanto, a maioria dos componentes internos do tai chi que trazem sobre a saúde são comumente ignorados. Se essa falta de informação é devido à reticência dos professores ou da linguagem e as barreiras culturais entre a China e o Ocidente, um grande vazio de conhecimento existe para os ocidentais.
As tradicionais e completas artes marciais internas de Tai Chi, Hsing-I, e Ba Gua i são formas extremamente suteis e avançadas do qigong. Material autêntico sobre estas artes raramente é encontrado no Ocidente e, quando ela for encontrada, as transmissões tendem a ser encobertas.
Práticas Alternativas © 2018